Iniciativa

Todo domingo tem Feira Colonial em Morro Redondo

Após o ciclone, mesmo com dificuldades, pequenos produtores do município se organizam e mostram a força da agricultura familiar local

Foto: Divulgação - DP - Dos coloniais aos processados, produtos têm origem no próprio município

Após a passagem do ciclone que deixou a maioria da região sem luz, em alguns locais até hoje, os pequenos produtores e artesãos de Morro Redondo se organizaram para a primeira edição da Feira Colonial de Domingo. E o esforço não foi em vão, pois foram saudados por um belo dia de sol e um público superior a 200 visitantes.

O último domingo, estreia da feira que passa a ser semanal, das 10h às 15h, teve produtos da terra e momentos de lazer ao ar livre. Os espaços em frente aos idealizadores do evento, o Restaurante Point e o Beer House Pub, na avenida Jacarandá, 106, passa a ser mais um ponto de referência para aquisição de produtos como doces em passas, doce de leite, geleias, produtos da horta, além dos artesanatos, feitos por moradores de Morro Redondo.

A ideia é movimentar a economia local e promover o turismo, preconizado pelo roteiro Morro de Amores, além de oportunizar um ambiente de lazer à comunidade e visitantes. Artesãos e produtores da agricultura familiar, puderam comercializar seus produtos, incrementar a renda e valorizar a produção dos membros da Associação dos Empreendedores de Turismo de Morro Redondo ( Aetmore) e agricultura familiar local.

O casal Assis e Daizi Gonçalves, de Pelotas, que foi até Morro Redondo para almoçar conta que encontrar a feira foi uma feliz surpresa, já que sempre procuram levar as delicias locais para casa. “Nós adoramos vir para cá e encontrarmos todas estas delícias, vamos aguardar as próximas”, destacam.

Já Alcir Bach, morador do município, disse que leu no jornal que teria a feira e foi o passeio de domingo escolhido por ele e a esposa. “Nós temos muitas delícias aqui na nossa terra, que bom que surgiu essa feira, viemos prestigiar e já estamos esperando as próximas. Está muito bom, bastante diversificada, com produtos de ótima qualidade e preço.”

Para a expositora Andreia Leal, que levou os doces que produz, esses eventos são mais uma oportunidade de divulgar o trabalho local. “Para nós que não produzimos em grande escala e não temos loja própria, esses espaços são muito importantes e os empreendimentos perceberam isso e proporcionaram este importante espaço”, comenta.

Marciano Heling, proprietário do restaurante Point e um dos apoiadores do evento explica que o principal objetivo, já foi alcançado, que é oferecer um local para que os pequenos produtores e seus produtos possam estar em destaque e o comércio ser ampliado. “Aqui não somos concorrentes, todos ganhamos se tiver mais produtos para oferecer aos nossos visitantes, precisamos estar cada vez mais unidos, acreditamos nisso”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Produtores ainda contabilizam as perdas com o vendaval Anterior

Produtores ainda contabilizam as perdas com o vendaval

Programa prevê mais de 4 mil açudes Próximo

Programa prevê mais de 4 mil açudes

Deixe seu comentário